terça-feira, 13 de novembro de 2012


Olá, caro leitor. Estive pesquisando mais uma vez a respeito de tratamento de imagens, scanner e outros assuntos relacionados a ilustração que nos interessam bastante. E acabei por encontrar essas informações valiosíssimas. Eis que posto aqui algumas informações úteis sobre tratamento de imagens para quadrinhos. Nuff Said!

Hello, dear reader. I've been searching again about imaging, scanner and other matters related to the illustration that interest us enough. And I finally found the information invaluable. Behold post here some useful information about treatment for comic images. Nuff Said!

TRATAMENTO DE IMAGEM

Muito se fala sobre tratamento de imagem, ainda mais depois que a cor passou a ser digital, então a arte-final tem papel fundamental na resolução e qualidade do traço preto. Inúmeras receitas estão na internet, e vários artistas tem as suas versões de como escanear e tratar a imagem. Eu também tenho a minha, inclusive fiz vários testes até chegar numa qualidade boa para se trabalhar, assim fui percebendo que essa qualidade também varia de scanner para scanner. Até mesmo quando eu entrei para o Art&Comics, descobri que o meu método estava à altura da qualidade exigida pela DC Comics. E de tanto os alunos me pedirem a fórmula para escanear e tratar a imagem com qualidade, segue abaixo o passo a passo de como eu faço:
SCANNER
* Uso um scanner HP Scanjet 3770 e nele tem várias opções de ajustes, por isso tento buscar a melhor imagem, o mais preto e o mais branco possíveis.
* Ajusto a opção Mais claro/mais escuro os seguintes valores:
Destaque + 50
Sombras - 100
Meios tons - 100
Resolução 300 dpi
Tom de cinza
"Salvo esses ajustes no scanner para na próxima vez que escanear, apenas apertar um botão."
PHOTOSHOP
* Assim que a imagem abre no photoshop, amplio o tamanho da imagem para resolução 600 dpi.
* Ajusto os Níveis Canal Cinza - níveis de entrada 140/200
* Repito o ajuste de Níveis para 80/120
* Converto a imagem para o Modo Bitmap 600 dpi 50% do limiar
* Converto novamente para Tom de cinza proporção 1
"Salvo essas ações no photoshop para também somente apertar um botão da próxima vez que tratar as imagens."


E aqui está o link para visitar diretamente a página do Wilson Magalhães e dar uma sacada nessa aula com todos os detalhes!
And here is the link to visit   directly the Wilson Magalhães page and take a look this class with all the details!

Nenhum comentário: