quarta-feira, 26 de setembro de 2012

E nos dias 5 e 6 de outubro de 2012, o Grupo Fator RHQ tem a honra de organizar a primeira São Luís Comic-Con! Lançamentos! Quadrinhos antigos à venda! Exibições! Exposições! Se você estiver em São Luís-MA, Brasil por esses dias, não deixe de conferir. No Tropical Shopping, a partir das 14h. Enjoy!!!!And on days 5th and 6th October 2012, the Factor RHQ Group has the honor of organizing the first St. Louis Comic-Con! Released! Old comics for sale! Views! Exhibition! If you are in São Luís, MA, Brazil these days, be sure to check. In Tropical Shopping, from 2 pm. Enjoy!!

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Bom, pessoal. Esses dias estive (e continuo) trabalhando em alguns projetos relacionados a quadrinhos, ilustração e afins. Aguardem, que em  breve teremos novas HQ's aqui no site. Pois bem. Pesquisando um pouco mais sobre o assunto, encontrei esse post interessantíssimo sobre arte-final e gostaria de compartilhar com vocês. Divirtam-se!
Well, folks. These days I was (and still) working on some projects related to comics, illustration, and the like. Stay tuned, we will soon have new Comic stories here on this site. Well. Researching a little more on the subject, I found this interesting post about artwork and would like to share with you. Have fun!



Arte-Final: Materiais e Técnicas, parte I


Olá, pessoal!

Vou dar início a uma série de posts sobre os materiais que uso na minha arte-final e algumas dicas sobre técnicas, conservação e até preços. É um pouco do que fiz em eventos como Maratona Devir e Rio Comicon... com o benefício de ter links!



Gostaria de ser purista a ponto de dizer que só uso pincel e nanquim na minha arte-final, mas não sou. Eu acabo usando, além dos pincéis, várias canetas. A maioria delas simula pincel de alguma forma, e eu vou diferenciar isso para vocês também.

Vou colocar nas explicações, links de lojas virtuais onde pode-se encontrar esses materiais (alguns deles, só importante mesmo. É uma pena, mas chegaremos lá em breve). Ou, se for material de fácil acesso aqui, pelo menosp ara ver como ele se parece.

Primeiramente, conceitos.

Arte-final é o nosso termo para "inking". O "inker", ou arte-finalista, é o cara que cobre o traço do desenhista com nanquim. Desenhista esse, que em Inglês é chamado de "penciller", ou o cara que faz o lápis. Geralmente, nos quadrinhos americanos, há uma equipe criativa, e nem sempre o penciller e o inker são a mesma pessoa.

Certos artistas, como Jim Lee, trabalham há anos com o mesmo arte-finalista, obtendo um resultado muito melhor. A sintonia entre os dois profissionais tem que ser muito boa, e precisa haver um respeito mútuo no estilo do traço.

Um bom arte-finalista deve, além de preservar e reforçar o traço do desenhista, colocar um pouco de si no trabalho. Poderia ser um processo meramente mecânico, mas umbom arte-finalista consegue enriquecer mais ainda o resultado final.

Eu praticamente nunca arte-finalizo desenhos de outros artistas. Uma feliz exceção foi quando fiz o nanquim do desenho do Wanderson de Souza, numa HQ da Nanquim Descartável que saiu na Café Espacial #6. Clicando aqui, você vê uma amostra das páginas.

Cada artista escolhe seu material. Nem sempre o pincel e nanquim é a combinação ideal. Existem canetas, bicos de pena, tablets e por aí vai. Eu mesmo ando me aventurando em arte-final digital, usando o programa Paint Tool SAI, e gosto muito do resultado. A primeira HQ da Pieces #3 foi arte-finalizada digitalmente (veja aqui) e vários trabalhos de ilustração em 2010 foram feitos com o mesmo programa.

Arte-final digital pode ser feita com vetores, brushes, bitmaps, enfim, várias formas. Como não sou expert nisso, só indico o Paint Tool SAI mesmo. Ele é ótimo para controle da pressão, a linha é sempre bem afiada (diferente do Photoshop, onde o máximo que consigo é uma linha meio esfumaçada que acaba mais grossa do que eu gostaria). Veja a comparação abaixo.

Teste no Paint Tool SAI, acima. Perceba que as linhas são muito mais afiadas, e as bordas não parecem em nenhum momento esfumaçadas.

Teste no Photoshop CS3. Vejam que a linha até começa bem fina, mas nunca termina fina de verdade, a não ser que você mal enconste a caneta na tablet. Olhando de perto, as bordas das linhas ficam um tanto borradas, e por mais que não apareça tanto num desenho de longe, de perto fica gritante.

No entanto, gosto é gosto, claro. Meu amigão Eduardo Ferigato destrói na arte-final digital com o PS, e não curtiu o Pain Tool. No traço dele, realmente, o PS fica muito bom.


Como eu disse, cada um ascolhe o material que mais lhe convém. Não quero que pensem que os materiais que vou citar aqui são necessários para um bom resultado. Tem gente que faz maravilhas com caneta BIC, e gente que se mata com pincéis caros sem um bom resultado. O importante é saber usar e cuidar do material, e saber quais resultados ele pode proporcionar. Não espere de um bico de pena um resultado igual ao de uma caneta 0.3.

Experimentar novos materiais é essencial, e isso engloba não só arte-final, mas lápis, borrachas, papéis, softwares...

No que diz respeito ao lápis, então, rola um certo menosprezo... Eu semrpe usei o lápis 2B da Faber-Catell. Aquele de corpo verde escuro, com filete dourado. Sempre me deu um resultado aceitável. Mas aí, com a faculdade de Artes, achei por bem começar a testar lápis mais caros. O grande problema, eu acho, é o PREÇO.

(aliás, abro um parêntese aqui para comentar isso. Preço é uma preocupação constante na compra de materiais artísticos. Infelizmente, quase tudo que é BOM é CARO. Você pode, por exemplo, comprar tinta à óleo da Gato Preto e ter ótimos resultados - eu usei na faculdade e nunca tive problemas - ou você pode usar uma tinta da Windor & Newton. E ter resultados ainda melhores. E duradouros.

Na hora de comprar material, se arrisque um pouco, gaste um pouco mais, mas teste coisas novas. Não é frescura, não é elitismo, não é propaganda. É fato. Um bom material sempre vai te garantir um resultado superior, e confiuar no material é importante.)

Mas, depois que eu percebi que comprando um lápis de 4 reais me trazia uma experiência muito melhor que o lápis de 1 real, eu mudei meus conceitos. Passei a preferir qualidade a preço baixo. E, no fundo, material sempre sai meio caro. A gente esquece de colocar essas coisas no valor final de um orçamento, por exemplo. Não se faz ilustração sem ter material. Não se tem material se não comprar material. É simples, mongo, mas verdade.

Enfim, sei que o assunto aqui é arte-final, mas quero compartilhar meu material completo. De novo, não quero dizer aqui que esse material É o top superfoda. É o material com o qual EU me sinto bem e trabalho bem, e que dá um resultado que me agrada. Se algum dia eu testar outro, e este novo me der resultados melhores, eu mudo na hora.

Bom, eu uso lápis da Staedler, série Lumograph. Uso o B, apesar de sempre ter usado o 2B da Faber. Essa gradação de maciez do lápis varia de marca em marca, e às vezes, dentro da prórpia marca.

Às vezes, uso lápis azul para fazer o esboço. Tenh uma lapisiera 0.7 onde uso grafite Blue da Pentel. Mas, vez ou outra, uso lápis de cor mesmo. Já testei Staedler, Koo-I-Noor, Faber, Prismacolor e por aí vai. Já testei o lápis azul não-reprodutível Primacolor Copy-Not (ele não sai no scanner nem xeroxes), mas achei muito duro e claro.

Minha obrracha favorita também é da Staedler, a Mars Plastic. É uma borracha plástica, mas macia. Consegue tirar bem o traço sem machucar o papel.

Uso, também, a popular Limpa-Tipos, ou cmo dizem por aí, kneaded eraser. A marca varia, e importa sim. Costumo usar da Koh-I-Noor, mas quando não tem, vou de Faber-Castell mesmo. O importante é ela ser macia, parecida com uma massinha, e não dura e esfarelenta. Uso essa borracha pra clarear o traço do lápis.

Quanto ao papel, uso da marca Canson. Gosto do bloco "Desenho", que tem uma textura mais granulada, e tem uma gramatura mais alta que o normal. Para aguadas e aquarelas, ele aguenta bem. O ruim é, na arte-final, ele segurar um pouco o pincel, e pela sua teztura, deformar um pouco as cerdas. Fiz a NÓS inteira nesse papel. Mas, principalmente, uso o bloco de "Lay-Out", com gramatura 120. É liso, então o pincel e as canetas deslizam melhor. Às vezes, uso o verso do papel, que é mais liso ainda.

Novamente, testar papéis e materiais para descobrir como você se sai melhor é a melhor escolha. Pode começar com lápis barato e sulfite, mas eventualmente, seu trabalho vai pedir mais qualidade e seriedade.

Bom, pessoal, por enquanto é só. No próximo post, falarei de canetas e brushpens. Aguardem!

Ah, e por favor, comentem, troquem ideias, mandem e-mails. É sempre legal ter feedback dessas coisas.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Curtam essa ilustração que fiz ontem mesmo para a arte da camisa da minha banda de metal, os Bad Fellas. (ah, eu toco guitarra. Qualquer coisa, clique aqui e veja algumas apresentações). A técnica que utilizei foi crílico, guache e nanquim sobre papel. Acho que consegui um resultado legal. Ridding on the Wind!!!!!! 
Enjoy this illustration I did yesterday for art shirt from my own metal band, the Bad Fellas. (ah, I play guitar. Anything, click here and see some performances). The technique I used was acrilic, gouache and ink on paper. I think I got a nice result. Ridding on the Wind!!!

domingo, 9 de setembro de 2012

 E para fechar a espetacular edição nº 6 da COMICSTATION, apresentamos a você, caríssimo leitor, a aventura Origens Desconhecidas. Produção de Olavo Coelho e Suád. Curta!
And to close the spectacular issue # 6 of COMICSTATION comicbook, we present to you, dear reader, the adventure Origins Unknown. Production of  Olavo Coelho and Suad. Enjoy!







sábado, 1 de setembro de 2012

Caríssimo leitor, novamente estamos aqui para trazer-lhe o melhor dos quadrinhos produzidos no Maranhão-Brasil, pelo Grupo Fator RHQ! E as emoções da edição nº 6 da COMICSTATION continuam! Veja mais uma aventura do Visagem, personagem de Tony Machado, continuando a saga "Ilusão Coletiva", com os espetaculares desenhos de Riccelle Sullivan (Suád). Simplesmente fantástico!Dear reader, we are here again to bring you the best of comics produced in Maranhão, Brazil, bythe Fator RHQ Group! And the emotions of issue No. 6 of COMICSTATION continue! See more of an  Visagem adventure, character created by Tony Machado, continuing the saga "Collective Illusion", with spectacular pencils and inks by Riccelle Sullivan (Suad). Simply amazing!